
Olá a todos os manaueros do meu coração!
Sabe o que a gente faz em Manaus quando está um belo dia de sol e você já zerou todos os seus jogos do PS2, finalizou seus trabalhos, lavou e passou roupa e a criança já dormiu? Vai à Ponta Negra!
A Ponta Negra é uma praia que fica no quase estremo oeste de Manaus. Dali, o rio pode levar a outros bancos de areias, mas a Ponta Negra é a única acessível por ônibus que passem no T1 e no T3. Ali, o habitante de Manaus tem o prazer de desfrutar de um sol maravilhoso, uma paisagem desconcertante (e bota desconcertante nisso), além de ouvir música de muita qualidade.
Ah... Lembro-me daqueles anos emocionantes em que eu e meus amigos íamos lá, nos encharcávamos de caipirinha e falávamos da vida e do futuro... Bons tempos em que um porrezinho de vez enquanto alegrava a vida. De uns quatro anos pra cá, a Ponta Negra mudou muito.
Na parte de baixo que leva ao acesso do rio, a Ponta negra conta com o que chamamos de inferninhos. Um na Parte Oeste e outro na Leste.

O Inferninho Oeste parece ser bem normal. Antigamente era o ponto preferido da polícia do local para exercitar seus espancamentos rotineiros, visto a grande quantidade de galerosos por metro quadrado. Lá havia uns palcos onde artistas compenetrados da música brasileira ensaiavam acordes alegres e convidativos, enquanto dançarinas profissionais e formadas bailavam ao som de tenras melodias. é claro que beber até vomitar altera um pouco o comportamento de todo ser humano, o que justifica atitudes como, do nada, um cliente de algum bar tirar a camisa do nada e arremessá-la no corpo convidativamente suado da dançarina, num ato desesperado de enxugar e cobrir sua nudez artística! (Caramba, como estou poético, hoje!)
A Realidade: o IO (Inferninho Oeste, para simplificar), é, sem sombra de dúvidas, um dos locais com maior concentração de mulher feia por metro quadrado de Manaus. É quase bonito de tão aterrorizante. E pra muito moleque novo, talvez o único local da sua vida inteira onde ele tenha reais chances de ser paquerado.

Entre o IO e o IL(inferninho Leste), fica o Drive-in Hell. É uma grande área destinada ao estacionamento dos freqüentadores da PN, mas que na verdade serve de transição entre os infernos. Lá, Gente da maior falta de noção costuma parar o carro ali, abrir o porta-malas, tirar uma geladeira de cerveja e ligar o som no nível PORRADA SECA. Aí, os marmanjos ficam lá, sem mulher, bebendo com os amigos, olhando pras caras uns dos outros, competindo com o som de outro carro cujo dono também está fazendo absolutamente AS MESMAS COISAS.
No alto do DIH fica o Monte burguês, uma grande elevação coberta de grama onde os moradores dos condomínios “pobres” das redondezas ficam no alto, sentados, olhando o circo pegar fogo lá embaixo. Tem até uma feirinha lá pra vender produtos indígenas e outras coisas regionais. Preço de uma simples água de 300ml: R$ 5,00. Preço de um churros de 5 cm: R$20,00.
Depois do DIH, vem o IL. Lá, existem bares um pouco mais estruturados, publico com maior renda per capita, sonzinho básico, atendentes mais preparados, é quase idêntico ao IO em quase todos os aspectos. Ninguém sabe explicar ao certo a diferença entre os dois infernos. Mas com certeza é o IL que vive mais cheio de gente, e quase nunca há confusão lá. Mais que é estranho é...
Logo após o IL ficam as Pedras. Corre a lenda que praticamente toda pessoa meio agoniada já transou ali, escondido entre as rochas. Dizem que a “correnteza” (eu nunca vi correnteza na PN, mas dizem que existe) corre no sentido Pedras-IO,e por isso as pessoas que se banham no IO estão sujeitas à grande quantidade de esperma e outros fluidos sexuais gerados ali na região das Pedras.
Bom, esse é nosso cartão postal. Um apartamento com vista para Ponta Negra custa uma fortuna, dizem. Mas, apesar dos pesares, ela melhorou muito comparado a eras passadas. As pessoas que freqüentam a Ponta Negra (povão como eu e você, que vão aos Inferninhos, e não os playbas e patys que ficam dando pose no calçadão) sabem que ainda falta muito a ser melhorado. O Importante é que, no domingão de Sol, quando você ta desocupado e com vontade de tirar uma onda de si mesmo, não existe outro local melhor que esse. Eu Garanto.
Na nossa coluna de fotos, estarão postadas mais retratos desta aventura!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir