domingo, 3 de outubro de 2010

E se eleição fosse a paixão nacional?

Dia de eleição. Quanta festa, quanta alegria. Milhares de pessoas saindo de suas casas, aproveitando o ônibus de graça para ir a Ponta Negra, balneários e até pra votar.
Legal observar que "dia de votar" é mais interessante que "votar". A Lei Seca é mal cumprida e a mobilização fica mais por parte dos cabos eleitorais que da população em si. O voto no Brasil continua subvalorizado.
Sou morador do bairro Parque 10 e, embora minha seção seja oficialmente no eldorado, sempre votei na UTAM - hoje UEA -, para onde sempre é transferida. Não sei porquê, só sei que é assim. Enquanto votava, imaginei se fôssemos apaixonados por eleições como somos por futebol. Imagina as torcidas organizadas cantando a glória de votar, de ser cidadão. "UH TERERÊ! SOU DA TRÊS-SETE-NOVÊ!", gritaríamos os votantes daquela seção, enquanto do outro lado eleitores viriam no "bonde" da 420. As uniões tão comuns entre organizadas de diferentes estados numa versão eleitoral, com gritos tipo "UNIÃO SINISTRA! P10 E ALVORADA! SE NÃO VOTAR DIREITO A GENTE SOFRE NA PARADA!!!" bateria ao fundo marcando um pancadão qualquer, uma multidão descendo para suas zonas, aos brados, tentando mostrar-se mais cidadão que o outro, o orgulho de votar na seção X e não na Y.
Sempre me queixei das campanhas que temos e o desejo quase futebolístico de defender candidato A, B ou C. Mas se o lance é torcer como futebol, que tal mudar o tema das canções? A dica tá dada.

Raphael Sampaio

2 comentários:

  1. @AneSSou: Meu amigo mais politizado :D de todos.

    ResponderExcluir
  2. pow cara ta ae uma boa QUEM SABE UM DIA A ELEIÇÃO SEJA UMA PAIXÃO NACIONAL E NÃO APENAS UM OBRIGAÇÃO. PENSO QUE SE O VOTO FOSSE FACUTATIVO, NÃO ELEGERIAMOS PESSOAS TÃO DESPREPARADAS

    ResponderExcluir