quarta-feira, 28 de julho de 2010

Quando caem os maus, os mitos se levantam!

Ao longo da história podemos identificar facilmente figuras que se tornam referências. Boas ou ruins, é comum esquecermos de seus feitos após morrerem e lembrarmos apenas de seus nomes, ou quando muito, sua índole.
Alexandre é famoso por conquistar meio mundo, e muitos o idolatram por sua coragem e capacidade de liderança. Quantos questionam seu comportamento ou a satisfação das pessoas sob a tutela do Imperador? Mas Alexandre morreu e virou "o Grande". Grande o quê? Até hoje não sei, devem ter deixado assim pra evitar confusão.
Ontem foi confirmada, finalmente, a morte de Wallace Souza, ex deputado, que foi cassado após se ver envolvido em inúmeros escândalos dos mais cabeludos. E antes que me xinguem, o "finalmente" refere-se ao fato de que sua morte já havia sido anunciada outras 3 ou 4 vezes ao longo do ano, sendo sempre desmentida depois. Nada a ver com torcida... viu gente?!
Ter mais vidas que um gato também faz parte da construção de um mito. Ao ir e vir várias vezes falar com Deus (Deus?), você mostra a todos que é mais forte que qualquer adversidade, maior que os meros mortais, e até mesmo superior a qualquer ato de crueldade e sanguinolência de que possa estar sendo acusado, afinal, com você nem a velhinha de foice e capuz pode! É nessa que o Alexandre deixa de ser um bárbaro e vira mito.
O Caçula Coragem tem tudo pra ser mais um. Da ascensão à queda, sempre esteve firme e, quando a coisa apertou, teve a (in)felicidade de adoecer, uma piora grave numa doença que niguém sequer sabia existir e que tomou conta dos assuntos a seu respeito, exigindo seguidas transferências de hospitais, causando burburinhos e teorias conspiratórias, estas duas, grandes contribuições para o fortalecimento de um mito. Nunca desfazer o mistério em torno da figura mitológica mantém aquela "magia" no ar e garante defensores de seu legado.
Wallace deixou o seu. Graças a si temos um sem número de programas toscos na televisão com justiceiros e benfeitores públicos falando mal, pensando mal e agindo pior ainda, espalhando seu analfabetismo funcional por todas as esferas dos poderes públicos, constituídos, mas não exercidos, tal qual seus mandatos. Com sua morte na tarde de ontem, ganhamos o resto da semana pra ouvir os defensores do novo mito baré falarem aos quatro ventos que ele foi condenado sem julgamento, coisa inédita pra mim, acostumado a enterros de quem nao tem porque ser julgado.
Caros senhores. Morte é algo natural e não sentença judicial. Wallace não foi julgado porque tinha MUITO a se investigar, POUCOS dispostos a fazê-lo e MENOS AINDA para ajudá-los, talvez temerosos com as coincidências envolvendo os que tentaram. Wallace veio a óbito não porque meio mundo acredita na sua culpa perante as acusações, mas por estar fisicamente debilitado. É nesse meio que nasce Wallace, o Grande. Grande o quê? Deixa só "Grande", pra evitar confusão.

À toda a família Souza, minhas condolências. Perder um ente é SEMPRE muito difícil em quaisquer circunstâncias. Que nesse momento, todos que eram próximos ao ex deputado tenham a capacidade de refletir sobre a imagem que deixa Wallace Souza na sociedade amazonense, e se é desejo de vocês, ao morrerem, receberem o mesmo rótulo. Ou melhor, cogitem a hipóteses de pegar vossos banquinhos e saírem de mansinho, o que, se não gera saudades, também evita más lembranças. Porque a memória é curta, mas o mito é eterno.

Raphael Sampaio


PS.: Pesquisa rápida pra contextualização http://www.dicionarioweb.com.br/mito.html

4 comentários:

  1. Otimooo texto, adorei tudo que foi mencionado, realmente as pessoas esquecem os acontecidos diante de uma morte e so enxergam as coisas boas..

    Parabens pelo post Rapha Sampaio..

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto, beleza rafa por um instante pensei que estava conversando com vc e interagindo...rsrs.
    Parece que o Wallace nunca tinha feito mal para ninguém, que só tinha virtudes. Mas por outro lado, o lado humano, foi penosa a sua derrocada.

    Abraços
    Dartagnan Rios

    ResponderExcluir
  3. Valeu a audiência Darta!
    Acho que o ponto é justamente lembrar que muitos dos nossos ídolos só o são pq tinha puxa sacos suficientes pra eternizar seu nome e encobrir os que nao prestou. Obrigado pelo comentáriO!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom mesmo texto.
    Você falou o que muita gente acha, e mesmo assim não deixou o lado humano de lado.
    Adorei o Blog :)

    Bjos, Mary"nha" Portela

    ResponderExcluir