terça-feira, 3 de agosto de 2010

Trânsito em Manaus - A SAGA

Olá, queridos leitores do MVO!

Há algum tempo, um amigo solicitou que o Blog abordasse, como um de seus assuntos, o trânsito de Manaus. Missão difícil, mas não impossível.
Por onde começar?

Bom, fui pedestre a minha vida inteira. Acredito que o Raphael também vive situação semelhante. DE ÔNIBUS a gente entende. E nessa convivência rodoviária-pública, aprendi uma lição que explicaria muito da situação do povo de Manaus: O SER HUMANO SE ACOSTUMA COM MISÉRIA.

Desde que me conheço por gente eu ando de ônibus em Manaus. Se alguém aqui anda há mais tempo que eu, por favor, me responda: teve alguma época em que o transporte público foi bom? Eu nunca vi. E só me dei conta disso porque percebi que andamos a tanto tempo em ônibus esculhambado como se, desde o Big-Bang, sempre fosse assim. Nunca houve uma outra faceta, um lado positivo. Nunca houve em um dia sequer. Manaus cresceu em direção Norte e Leste, mas o que já havia antes não pode ser reestruturado. As ruas são inchadas, o IMTT tão pouco se interessa em proporcionar uma viagem segura, confortável. Mais engraçado é a linha de raciocínio do IMTT: “Se o ônibus tá lotado, não deveríamos colocar mais linhas, ou mais veículos?” “Nãããããão. Vamos simplesmente substituir os assentos duplos por acentos únicos, pra caber mais gente!!” Já repararam?

Tem gente que reclama de ônibus mas nunca pegou um 015 num domingo, às 5 horas da tarde. É quase como um Trem alemão indo pra um campo de concentração. Por ser assim, quando estou dentro do 015 nem reclamo do cara bebendo cachaça do meu lado, pois viajar dopado nessa condições é uma decisão admiravelmente racional.
E a demora, então? Teve uma vez que tive que ir à UFAM, e, contando o tempo da espera nas paradas (IDA E VOLTA), mais os engarrafamentos consegui, nesse processo, ouvir toda a discografia do TESTAMENT!!

Engana-se quem acredita que os motoristas profissionais (motoboys, taxistas, Motoras de Buzu) são os maiores causadores de problemas do trânsito em Manaus: segundo o professor Luis Alberto, psicólogo responsável pelos primeiros estudos sobre trânsito no Amazonas, “são os motoristas particulares que mais causam problemas no dia-a-dia”. E pasmem, são as MULHERES, as maiores responsáveis pelos engarrafamentos. Isso é porque as damas são responsáveis pelo “percurso paralelo”: um exemplo é a dona de casa que agora vai buscar os filhos nos cursos, em atividades esportivas, fazer compras, tudo com automóvel. Não quer dizer que elas não sabem dirigir. É que essa adição de percurso aumenta e muito o fluxo por rodovia.

Apesar de ter tirado recentemente minha carteira (provisória ainda), e dirigir apenas o carro da minha namorada, eu ainda me considero pedestre. Mas, quando estou como motorista, particularmente acho muito tenso dirigir no Bairro Parque 10. É um bairro perigoso. Pasmem, quase todas as casas lá possuem garagem, e quase conseqüentemente, um automóvel. Isso deveria fazer as pessoas dirigirem melhor, não é? Mas quem já andou por lá (até mesmo como pedestre) corre risco de vida o tempo todo. Pra atravessar a rua que vai do Mindú até quase o CDC, é uma loucura: tem que ser bom de corrida (pra ter pique), de xadrez (pra raciocinar) e de Le PARKOUR (pra pular o carro se necessário). Dirigindo então é pior ainda: muitos sinais são desrespeitados, o que te sujeita a tanto bater como ser batido.

Outro lugar perigoso é o Aleixo, nos trechos entre a Rede Amazônica e o Fórum: é complicado atravessar a rua ali. E de tarde, pra quem tá dirigindo, o engarrafamento torna a espera desesperante. Ali no Fórum, meio que de noite já, sempre via uma placa de “Homens Trabalhando”, mas nunca vi obra nenhuma. Acredito que deveria se referir aos “travestis” que ficam ali por trás do Fórum....

Um amigo meu perguntou quais são os pontos críticos de engarrafamentos em Manaus. Não consegui concluir nada específico, pois, com as crescentes modificações nas ruas, sejam por obras, sejam por retiradas de retornos (como fizeram no V8), os engarrafamentos ficam mais evidentes a horários específicos. E os horários de pico são: 7:30, 12:30, 15:30(centro) e 18:30 (todos os horários valem em toda Manaus). Por isso, bonitões, se vocês querem ir ao cinema e chegar antes do filme começar, nem tentem pegar Boulevard Álvaro Maia e Djalma Batista, por volta das 18:30.

Nessa parte, posso conjecturar um plano pra melhoria do Trânsito em Manaus. Vamos lá:

-o Trânsito é ruim porque tem veículos (dã!);
-Logo, pra melhorá-lo, bastaria diminuir uma frota específica (vamos tirar os carros, por exemplo);
-Tirando os carros, Aumentaria a utilização de transporte público (Aham, o mesmo buzu velho, lascado e lotado que eu e você já cansamos de andar)
-Mas Augusto, com o dinheiro arrecadado (que vai ser maior), eles podem renovar as frotas, melhorar as ruas oferecer um serviço de qualidade, e o Trânsito vai finalmente ser um lugar feliz!
-Ah, claro, eles vão mesmo mudar toda a cidade, alargar as ruas (o que significa desapropriação de casas), pra agradar toda UMA POPULAÇÃO JÁ ACOSTUMADA COM ESSA SITUAÇÃO, E QUE AINDA CONTINUA VOTANDO NOS CULPADOS E CRIADORES DESSE STATUS.
Parece sacanagem, mas esse é o Raciocínio do nosso Prefeito (aquele que não pode ser pronunciado) e do seu parceiro, Rafael Siqueira, o “homi” do IMTT.

....
Bom, Planejamos escrever mais coisas específicas sobre trânsito em Manaus. Mandem suas sugestões, dicas e informações, que a gente passa por aqui (mas sempre com a nossa postura de humor e sarcasmo ácido).

Abraços aos Pedestres, motoristas e pessoas de opinião próprias dessa cidade! Cuidado com o asfalto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário