segunda-feira, 26 de julho de 2010

Pra ganhar meu voto, retorno e outras besteiras misturadas

Voltei! Depois de longas e não merecidas férias. Se dá pra chamar de férias um imenso corre-corre pra garantir uma vaga num processo seletivo. Bem, pra quem interessar, consegui transformar minhas seguidas folhinhas de contratos temporários num carimbo de uma empresa ótima.

Isso me trouxe de volta ao convívio com a internet, que nesse período virou apenas uma sequência de pequenas consultas sem interação nenhuma com meus contatos virtuais. 

Justo hoje, ao reassumir poderes sobre meu twitter, fui presenteado com um utilíssimo manual postado pelo amigo @cesaredgar, sobre o que um político deve fazer para receber seus votos nas próximas eleições. A seguir as "6 condições para um candidato ganhar o meu voto":

1- Utilizar o transporte coletivo pra ir "trabalhar".
2 - Morar na Zona Leste ou Cidade Nova e não ter poço em casa.
3 - Utilizar o SUS em qualquer circunstância.
4 - Colocar os filhos em escolas públicas (não vale pôr em cursinho).
5 - Se comprometer em cumprir as quatro condições anteriores.
6 - Ter cumprido tudo que se comprometeu em fazer em gestões passadas. (essa é eliminatória)


Sempre fui a favor que os servidores públicos sejam, obrigatoriamente, usuários dos serviços públicos. Não sei se uma lei dessas seria constitucional, mas deve haver alguma forma de, legalmente, aproximar os políticos do povo a quem deveriam servir. Imagina se o prefeito fosse trabalhar de 015 (ou 016, 017, sei lá. Ainda não decorei os números novos). Visualizem a cena. O Negão com seu chapéu de pescador fazendo parada numa das cabines da Cemusa às 7:00h, mostrando a xerox do RG ao motorista, que lha dá o característico "Bom dia" destinado a todos os passageiros que sobem no coletivo. Em seguida ele senta e conversa com o povo da cidade que ele administra. Simples assim. Ouve opiniões, debate os pontos de discordância, expões seus pontos de vista e chega ao trabalho, descendo na porta da prefeitura.

Imaginem nossos deputados federais e senadores, obrigados a tratar-se em Clínicas Federais de Saúde (isso existe?) e Hospitais Universitários com F's nas siglas de seus nomes. Imaginem quanto seria investido nas instituições de ensino, se todo filho e dependente de cidadãos com cargo eletivo fosse obrigado a ser matriculado em instituições públicas até a maioridade.

Atitudes como essa devem ser pensadas e discutidas, não porque é "uma forma de punir os políticos", mas devem ser pensadas como uma forma de garantir que o cara vai saber o que realmente precisa ser feito. Uma pessoa que pega o filho no mesmo colégio que você vai saber o que é deficiente naquela escola, a qualidade do ensino, vai ter o que conversar com educadores e apresentar projetos que, mesmo que apenas por uma auto necessidade, melhorem os serviços aos cidadãos. Mais que isso, as pessoas talvez se lembrem que o político é uma parte sua lá, e não uma categoria elevada de ser humano. Melhor ainda, talvez os próprios políticos lembrem disso. Imagina se você encontra todo dia com o vereador em quem votou e tem a oportunidade de perguntar a ele como vai o trabalho?

É claro que tudo isso não passa de uma realidade distante. Acreditar que do dia pra noite a democracia vai deixar de ser confundida com a anarquia (mal) maquiada que vivemos hoje é ser ingênuo. Talvez fé e esperança sejam reflexos da ingenuidade que escolhi pra mim. Mas se as diretrizes criadas pelo Edgar fossem lei, o Brasil seria referência mundial em coisa bem mais interessante do que as que ainda marcam o país como subdesenvolvido.

4 comentários:

  1. POLÍTICO PISA NA BOLA CLARO TEM QUE SER PUNIDO SEMPRE...PENA QUE ISSO E QSE UM SONHO RSRSRS,MAIS DEIXAMOS DE LADO POR QUE TEMOS QUE ACREDITAR PARA PODER VOTAR EM ALGUÉM...QUEM SABE UMA PROPOSTA LEGAL TIPO DINHEIRO POSSA AJUDAR UM POUCO KKKK
    BRINCADEIRINHA!!!...VAMOS CONSIDERAR O QUE E MELHOR PRA GENTE E PARA NOSSA CIDADE CONFIAMOS E VOTARMOS,TEMOS QUER SER CONFIANTES SEMPRE E TER FÉ.
    NÃO TEM JEITO MESMO
    FUI.

    ResponderExcluir
  2. Seria realmente interessante, se não passasse de uma bela utopia, não é mesmo?

    Muito bom primo, não sabia que tu escrevia, gostei bastante.

    Beijos, Carol.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente os princípios éticos de quem faz parte da política parecem não existir, até porque o meio acaba sempre por corromper.. mas esperamos que isso, ainda que não mude, melhore.

    bjus! Indy

    ResponderExcluir
  4. Obrigado a todos que participaram com seus comentários.
    A questão ética é algo complicado mesmo, Ingrid, são mudanças que levam anos e anos até acontecerem, mas não acontecem sem pressão popular. E nesse quesito tb estamos muito longe de sermos exemplares.

    ResponderExcluir